PSD lembra que Manuel Heitor e Marcelo foram a favor de propinas no Ensino Superior

O Partido Social Democrata apresentou hoje o documento estratégico para o Ensino Superior, na sequência da Convenção Nacional que decorreu na Segunda-feira, com David Justino a lembrar que tanto o Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, como o Presidente da República se mostraram, no passado, favoráveis à existência de propinas.

David Justino, que coordena o Conselho Estratégico Nacional do PSD e foi Ministro da Educação, lembrou, na apresentação da estratégia do partido para o setor, que foi o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que negociou em 1997 a introdução de propinas que até à data eram simbolicamente apenas seis euros.

“O problema das propinas é um problema que estaria resolvido desde que o professor Marçal Grilo era ministro. Ele restituiu as propinas no ensino superior, num governo do PS com o apoio do PSD, era presidente do PSD o professor Marcelo Rebelo de Sousa”, lembrou o atual “vice” dos sociais-democratas. 

Apesar de desvalorizar a “bicada” a Marcelo Rebelo de Sousa, com Manuel Heitor, David Justino não foi de meias medidas. “O ministro, em declarações reproduzidas pelo jornal Público em 2016, disse que a questão das propinas está perfeitamente resolvida em Portugal e que o Governo não se devia imiscuir. Não sei o que mudou de 2016 para 2018. Sei o que mudou e não é o 2018 é o 2019 [por ser ano eleitoral]”. 

David Justino acrescentou ainda que, “pela primeira vez há um ministro do PS [Manuel Heitor] que coloca em causa este mesmo acordo”, referindo-se ao tal acordo feito entre o PS e o PSD de Marcelo Rebelo de Sousa. 

Rui Rio já tinha dito publicamente ser contra o fim das propinas, referindo-se ao principio do utilizador-pagador que se aplica noutros setores sob a tutela do Estado.

Descomplicador:

David Justino lembrou na apresentação da estratégia do PSD para o Ensino Superior que, tanto Marcelo Rebelo de Sousa como Manuel Heitor, se mostraram favoráveis à existência de propinas no passado.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *