Três eurodeputados portugueses como observadores em Timor
Marisa Matias, Ana Gomes e Nuno Melo são os três eurodeputados portugueses que vão estar como observadores nas eleições presidenciais de Timor-Leste. Os três eurodeputados integram a equipa de observadores da União Europeia, para as eleições que se vão realizar em Março.
Os observadores da União Europeia vão juntar-se a uma equipa que está já em Timor e que se instalou em oito municípios do país, para acompanhar o processo pré-eleitoral. A União Europeia destacou oito observadores a pedido do governo de Timor-Leste.
A par da equipa de observadores europeus e da equipa de 16 observadores já presentes no país, estão também em Timor sete especialistas eleitorais, que a partir de Dili estão a colaborar com todo o processo eleitoral, dando formação e consultoria aos órgãos locais.
As eleições presidenciais estão marcadas para 20 de Março. Às eleições presidenciais candidataram-se oito timorense, com a campanha a estar marcada entre os dias 3 e 17 de Março. Mais tarde, chegarão a Timor mais 10 observadores, formando um grupo total de 50 especialistas, para acompanharem o processo das eleições legislativas, que se disputam em Julho.
Descomplicador:
Três eurodeputados portugueses: Marisa Matias, Ana Gomes e Nuno Melo, integram a equipa de observadores da União Europeia para as eleições presidenciais em Timor-Leste, que se realizam a 20 de Março.