Bloco não quer criar problemas mas pede cumprimento do acordo
O Bloco de Esquerda diz que não quer “criar problemas desnecessários” ao acordo com o governo do Partido Socialista, mas reforça que espera ver o acordo cumprido tal como foi inicialmente executivo e que permitiu viabilizar o executivo de António Costa.
Catarina Martins protagonizou uma conferência de imprensa para comentar o Programa Nacional de Reformas e o Programa de Estabilidade, dizendo que o Bloco de Esquerda “Considera grave que o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas não inscrevam de forma clara o aumento do salário mínimo nacional como inscrito nas posições conjuntas”.
Para a líder bloquista ficaram de fora questões importantes como “os escalões de IRS ou a resposta necessária às longas carreiras contributivas”. Catarina Martins garante que o Bloco não quer criar problemas mas alerta para as condições acordadas entre os partidos.
O Bloco de Esquerda, o PCP e os Verdes assinaram um acordo com o Partido Socialista que tem permitido a existência de um governo liderado por António Costa. O executivo tem procurado ao longo do último ano criar mecanismos de conversação permanentes com os seus parceiros.
Descomplicador:
O Bloco de Esquerda disse em conferência de imprensa que não pretende criar problemas ao Partido Socialista, mas exigiu o cumprimento do acordo firmado aquando das eleições.