Câmara de Gondomar falha acordo para pagar dívida de 50 milhões com mais de 20 anos

A Câmara de Gondomar falhou um acordo com a EDP devido ao chumbo do Tribunal de Contas, estando agora a braços com uma dívida de 50 milhões de euros à EDP, que tem já mais de 20 anos. A autarquia ia pedir um empréstimo para pagar a dívida, que tinha sido renegociada.

A autarquia de Gondomar tinha pedido um empréstimo de 20 milhões de euros para pagar numa tranche só mais de 28 milhões de euros à EDP. A dívida foi negociada de 50 milhões e permitia à Câmara de Gondomar resolver uma situação com mais de 20 anos.

Marco Martins, presidente da autarquia, disse à Agência Lusa, que, “esta é mais uma prova da intromissão do Tribunal de Contas no poder local” e disse ter um grande “sentimento de desilusão e frustração de quem muito se esforçou para fazer o melhor negócio para o município, mas vê as burocracias chumbarem-no”. O autarca diz que vai pedir uma audiência a Marcelo Rebelo de Sousa e outra a António Costa.

A partir de agora, a EDP pode executar a dívida ao município, que, ao não conseguir abater este valor mantém-se no lote de autarquias com endividamento excessivo, ficando, entre outros, impossibilitada de contratar recursos humanos.

Descomplicador:

A Câmara de Gondomar viu o Tribunal de Contas chumbar um pedido de empréstimo de 20 milhões de euros, com o objectivo de liquidar uma divida de 50 milhões de euros com a EDP (entretanto negociada), que data de há mais de 20 anos. O presidente da autarquia, Marco Martins, lamenta a intromissão e vai pedir audiências a Marcelo e a António Costa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *