Projeto do PAN recusado com votos a favor de PEV, Bloco, um Social-Democrata e oito socialistas

O projecto do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) que queria proibir por decreto a realização de corridas de touros, foi recusado pela maioria dos deputados da Assembleia da República. Apesar da orientação de voto contrária, um social-democrata e oito socialistas votaram ao lado de André Silva.

PCP, PS, PSD e CDS deram orientação de voto contra para este projeto apresentado pelo PAN que pretendia proibir por decreto a realização de touradas. Ainda assim, pelo Partido Social Democrata, Cristóvão Norte votou a favor do documento apresentado por André Silva, enquanto na bancada do PS, Pedro Delgado Alves, Rosa Albernaz, Ana Passos, Luís Graça, Diogo Leão, Hugo Carvalho, Tiago Barbosa Ribeiro e Carla Sousa, votaram a favor.

Se o CDS esteve todo ele contra o projeto apresentado pelo PAN, no PS registaram-se opiniões divergentes, com Alexandre Quintanilha e Paulo Trigo Pereira a defenderem que, “ser coerente com a abolição imediata das touradas exigiria defender para os portugueses a obrigatoriedade do vegetarianismo, pois qualquer alimentação de base animal associa-se a maus-tratos a animais”, segundo escreveram na declaração de voto assinada por ambos.

O debate que antecedeu a votação foi intenso, com o PAN, o Bloco de Esquerda e Os Verdes a estarem a favor da proibição e com o CDS e o Partido Comunista Português a defenderem de forma mais intensa a defesa da tradição da corrida de touros à portuguesa.

Descomplicador:

O projeto do PAN que pretendia a abolição das corridas de touros foi recusado com os votos do PSD, CDS, PS e PCP, apesar de um social-democrata e oito socialistas terem votado ao lado do deputado André Silva.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *