Universidade de Verão JSD: “Castelo de Vide é seguramente um nome a marcar uma experiência de vida”

Castelo de Vide é uma vila portuguesa com cerca de 2300 habitantes, no distrito de Portalegre, e é desde há 15 anos para cá, a “sede” da Universidade de Verão da JSD, que reúne uma centena de jovens sociais-democratas. Para o presidente da Câmara Municipal, António Pita e para Diogo Cúmano, presidente da distrital de Portalegre da JSD, o evento é já uma marca da região.

“Até à presente edição da Universidade de Verão passaram por Castelo de Vide mil e seiscentos jovens provenientes do norte ao sul, do litoral ao interior do país, das ilhas e, alguns da CPLP”, começa por explicar o presidente da autarquia local, António Pita, ao Panorama, acrescentando que, “para além da aprendizagem intrínseca à frequência deste curso de verão, as vivências consequentes do contacto com a Vila e a comunidade local resultam numa semana fantástica e memorável para todos os participantes”, acreditando assim que, “Castelo de Vide é seguramente um nome a marcar uma experiência de vida entre todos os jovens participantes”.

Para Diogo Cúmano, presidente da distrital de Portalegre da Juventude Social Democrata, “o contacto entre os alunos e os jovens locais promove uma relação muito interessante uma vez que a maior parte dos alunos regressa a Castelo de Vide mais tarde”, para além de fazer com que, “a população conheça a JSD e os valores da nossa estrutura, dado que toda a gente sabe o rigor e as regras apertadas desta formação de excelência”.

Diogo Cúmano (à esquerda), com António Pita (ao centro) e Carlos Coelho (à direita)

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, deixa ainda elogios ao eurodeputado Carlos Coelho, responsável pela Universidade de Verão. “A iniciativa da Universidade de Verão deve-se sobretudo ao dinamismo, capacidade e competência do eurodeputado Carlos Coelho que, sob a égide do Instituto Francisco Sá Carneiro, nos últimos 15 anos trouxe para Castelo de Vide este grande projeto de formação política e de cidadania”, considera António Pita que, destaca ainda, “a escolha de uma vila alentejana, do interior,(…) evidencia uma preocupação de coesão social e territorial”.

Para a economia e para a vivência local, António Pita, diz ao Panorama que, vê também como proveitoso o facto de, “não obstante a exigência dos horários de funcionamento da Universidade de Verão, os alunos têm ainda tempo para interagir localmente com jovens da terra”, a par da presença “dos 100 jovens e cerca de 25 coordenadores que durante uma semana reservam exclusivamente um dos hotéis tradicionais de Castelo de Vide”.

A Universidade de Verão da JSD decorre em Castelo de Vide até ao próximo domingo, 9 de setembro, recebendo figuras como Carlos Moedas, Carlos Silva e ainda o presidente do PSD, Rui Rio.

Descomplicador:

Castelo de Vide recebe há 16 anos a Universidade de Verão da JSD. O presidente da Câmara Municipal, António Pita, diz ao Panorama que, “a escolha de uma vila alentejana, do interior,(…) que evidencia uma preocupação de coesão social e territorial”, enquanto o presidente da distrital de Portalegre da JSD, Diogo Cúmano, considera que, “o contacto entre os alunos e os jovens locais promove uma relação muito interessante uma vez que a maior parte dos alunos regressa a Castelo de Vide mais tarde”

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *