Braga representa Portugal em mais um encontro da Eurocities

Braga é uma das cidades que integra a rede europeia Eurocities, que reúne desde 1986 um conjunto de cidades que sejam modelos no desenvolvimento social e económico por toda a Europa. Este ano, a conferência anual vai decorrer em Edimburgo, no final de novembro.

Entre os dias 28 e 20 de novembro, os representantes das cidades que constituem a rede Eurocities vão reunir-se em Edimburgo, na Escócia, para um conjunto de iniciativas com o objetivo de partilharem as boas práticas aplicadas nas várias cidades representadas.

A par dos encontros e das sessões paralelas, vão ser atribuídos também os prémios Eurocities nas categorias inovação, cooperação e participação. Tendo também em conta o Ano da Juventude da Escócia, esta conferência tem um foco grande nos embaixadores jovens, nomeados pelas cidades, para participar nesta conferência da rede Eurocities.

A Eurocities foi fundada em 1986 por seis grandes cidades: Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias.

Esta rede integra seis fóruns temáticos, um leque de grupos de trabalho, projectos, actividades e eventos e oferece aos seus membros uma plataforma de partilha de conhecimentos e troca de ideias. Funciona ainda como membro fundamental junto das instituições europeias na defesa dos interesses das grandes cidades e partilha posições de destaque em diversos projectos financiados pela União Europeia para as cidades. A Eurocities é também uma plataforma que serve como rede de partilha de parceiros para diversos projectos com financiamento de fundos europeus.

Descomplicador:

A cidade de Braga vai marcar presença na conferência anual da rede de cidades europeias Eurocities, que vai decorrer em Edimburgo, com um forte foco na participação da juventude.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *