Como poderia ser um mundo sem nenhuma arte? Quando eu fecho meus olhos e imagino, penso em algo triste, monótono e sem cores. Graças a arte existem as decorações, a arquitetura e elementos criativos.

A arte pode ser definida como a livre expressão e criação dos seres humanos e também alguns seres vivos. Além de nos ajudar a viver uma vida mais alegre, é uma terapia tanto para o criador quanto para quem a admira, a qual estimula nossa criatividade e imaginação, através da tentativa de perceber qual foi a mensagem que o autor está tentando transmitir. 

Um mundo sem arte seria muito monótono, apenas com instruções do que é certo ou errado, sem a possibilidade da imaginação para perceber as infinitas possibilidades de criação. Deste modo, podemos dizer que graças a arte podemos pensar mais abertamente assim como imaginar o que poderia ser criado, ou até mesmo coisas que nem poderiam existir.

Uma forma diferente de comunicação

Por muitos anos a arte nos serviu como a principal forma de armazenamento de história para ser compartilhada em muito tempo.

Graças às criações de hieróglifos por nossos ancestrais, estes que desenhavam nas rochas e cavernas, podemos entender um pouco de como os humanos viviam e se relacionavam no passado. 

Além da reprodução do pensamento criativo, para muitos artistas a criação de suas obras tem a intenção de transmitir uma mensagem impactante a partir de temas polêmicos momentâneos, políticos, econômicos, espirituais, etc.

São infinitas as possibilidades de criação com a arte, e isso se deve ao fato de que a criatividade na cabeça do criador também é infinita. Através desta livre forma de expressão, o criador muitas vezes tem o objetivo de fazer com que o observador reflita a respeito de certo tema, ou apenas mostrar outro ponto de vista, podendo este esperar uma reação feliz, triste ou apenas de reflexão.

Arte não possui forma predefinida

A arte nos ensina que o conceito de beleza é uma opinião muito pessoal. Se você está lendo isto, provavelmente irá lembrar quantas coisas que te agradam e não agradam a outras pessoas e virse versa.

O estilo de decoração de nossa casa, como nos vestimos, o modelo de nosso carro ou a arquitetura da construção de nossa casa, todos estes são estilos criados por artistas e que existe um enorme variação de possibilidades. 

Os artistas muitas vezes não tem nem mesmo a intenção de criar algo lindo, mas talvez impactante. O mais importante de tudo é a mensagem a ser reproduzida e a capacidade de estimulação do pensamento para se questionar a respeito de algum tema.

Instrumento de transformação social

A comunicação provocada por artistas permite a reflexão sobre algum tema social abordado no momento. Através dela é possível transmitir ideias de diversos tempos históricos e provar a curiosidade de questionamento através de músicas, vídeos, imagens e histórias.

Graças a arte podemos viver em um mundo de crescimento tecnológico intenso e lembra-nos que ainda somos humanos criativos. Nos permite aceitar o desenvolvimento mas nunca esquecermos da nossa capacidade de criação genuína. Obrigado arte.