Viver em sociedade apresenta desafios enormes, onde é muito difícil julgar o que é certo e o que é errado, cada um tem a sua própria opinião de acordo com o seu ponto de vista gerado pelas experiências e ensinamentos no decorrer da vida.

Muitos de nós sabemos de muitas coisas que poderiam ser melhoradas, ou talvez melhor dizendo, evolucionadas. Diversas vezes nos passaram algumas ideias na cabeça de como ajudar a criar um mundo melhor, mas nos sentimos incapazes ou talvez não temos acesso a informações de como ser efetivos neste processo.

Ainda bem que existe a internet e que você encontrou este artigo. Se você chegou até aqui, assim como nós, você está buscando uma forma de ajudar ativamente em nossa sociedade, seja da forma que você se identifique melhor. Aqui vamos apresentar algumas possibilidades muito simples de como podemos ajudar a criar um mundo melhor a partir de agora.

Comece a partir de casa

Um dos principais temas discutidos hoje em dia é o aquecimento global e excesso de produção de lixo.

Antes de reclamar sobre as grandes indústrias e o resto da população, temos que avaliar se nós também estamos fazendo a nossa parte e educando a nossa família para fazer.

As principais causas pessoais para o aquecimento global são: a utilização de transporte, queimada de lixo e consumo de carne.

Seria importante trazer para a sua família o tema para poder debater e criar regras de convivência que possam favorecer a diminuição de emissão de gás carbônico na atmosfera.

Algumas das regras de convivência que poderão ter um efeito imediato são: a existência e educação sobre a reciclagem de lixo e diminuição de plásticos descartáveis, redução no consumo de carne (regras como consumir carne uma vez por semana tem um grande impacto) e divisão dos transportes utilizados na casa, como por exemplo, podem-se criar rotinas que um carro particular pode ser dividido entre 2 ou mais pessoas.

Apoie causas que você se importa

Sabemos bem que por vezes é difícil realizar um impacto social sozinho. Por exemplo, como ajudar a combater a fome? Ou como melhorar a educação no mundo? É muito difícil realizar estes impactos se locomovendo a locais com déficit nestes pontos, visto que para que estas mudanças ocorram é necessário um acompanhamento.

Existem diversas ONGs (Organizações Não Governamentais) onde já possui uma equipe experiente e se comprometem em ajudar comunidades com mais necessidades através de um acompanhamento. Realize buscas sobre o tema em que você deseja intervenir, assim como sobre a organização em específico que você está interessado. 

Seja gentil

Pode até parecer bobagem, mas este é um ato muito simples que causa um enorme impacto social. A energia da emoção que utilizamos na sociedade é altamente contagiante. O simples fato de você responder de maneira educada e amável a alguém ou talvez grosseiramente em dias onde temos menos paciência transmite a mesma emoção para a pessoa, está que irá alterar o dia deste indivíduo e de outros que compartilham uma comunicação.

Infelizmente não podemos mudar o mundo como é, muito menos como as pessoas agem. A única forma de realizar um impacto social positivo é refletindo sobre nossas atitudes e moldando-las positivamente.