O ensino a distância vem sendo oferecido como maneira alternativa de aprender, principalmente para estudantes de universidades a mais ou menos 20 anos, a alternativa foi proposta a sociedade como um intuito de oferecer um curso menos custoso e a possibilidades de estudo a pessoas com dificuldade de transporte ou que vivam longe da universidade.

Desde que esta nova modalidade de aprendizado foi disponibilizada, tem-se surgido diversas dúvidas a respeito da qualidade do aprendizado ser equivalente às aulas presenciais, assim como se o diploma terá a mesma força equivalente que os diplomas de aulas presenciais.

O interesse por aulas a distância vem crescendo de maneira acentuada nos últimos anos, mas foi desde 2020, com as novas maneiras de se adaptar a convivência social perante a pandêmia que a educação a distância passou a ser vista não apenas como comodidade, mas principalmente como necessidade. 

Aprenda desde casa

Estudar qualquer coisa desde casa é favorável tanto à instituição que disponibiliza o curso, como ao estudante.

Ter a comodidade de criar o seu próprio tempo, gravar aulas para assistir depois, adiantar e atrasar o vídeo para esclarecer dúvidas, são as principais vantagens para o estudante. Já para a instituição, com o ensino online os custos de eletricidade para mantenimento de um espaço para estudo é reduzido imensamente, assim como custos com trabalhadores de limpeza e mantenimento, água, internet, além do maior benefício da internet: gravar suas aulas te permite reproduzi-las quantas vezes quiser em outros ano académicos.

A maior dificuldade encontrada entre os estudantes foi a falta de disciplina e horário regulares para estudar, visto que a probabilidade de haver distrações em casa são muito maiores. Para aumentar o nível de aprendizado é importante criar um espaço em sua casa reservado para o estudo, onde os integrantes de sua família saibam que neste momento você não poderá ser interrompido.

Favorável ao meio ambiente

Além de todas as comodidades pessoais que o ensino a distância nos traz, esta nova modalidade de estudo é favorável principalmente ao meio ambiente.

Imagine quantos veículos são utilizados em cada sala de aula de uma universidade para que os alunos se desloquem até a instituição de ensino? Esta quantidade de veículos multiplicados por 50 salas ou mais, fazem com que este número comece a fazer a diferença gradual no impacto da poluição de gás carbônico e também do congestionamento de tráfego na cidade.

Necessidade de interação social

Desde o começo da pandemia, crianças e jovens foram obrigados a interromper seus cursos para ajudar a diminuir o nível de infecções. Foi de extrema importância imponer as regras de distanciamento social e como já esperado, as salas de aula foram um dos principais temas a ser tomado em consideração.

O aprendizado a distância veio como uma excelente solução para este caso, no entanto ainda estamos nos habituando com a falta de contato social, visto que além do aprendizado, a troca de informações entre colegas e professores em presença também tem a sua importância na psicologia de aprendizado. 

Foram criadas algumas alternativas de encontros em grupo para esclarecimento de dúvidas e interação social, tais como através dos aplicativos Zoom e Skype, e esporadicamente encontros presenciais, estes que são indispensáveis para um aprendizado completo.