Um dia trouxemos um tema que se tornou polêmico em nosso grupo que queríamos compartilhar com você: Será que criamos interesse do que somos bons ou somos bons no que gostamos?

Ficou confuso? Calma! Vou dar um exemplo com o tema deste texto: será que eu gosto de desenhar porque eu tenho este talento, ou criei este talento com o tempo, porque eu adoro desenhar? É como aquela velha história do ovo e da galinha, quem veio primeiro?

Não existe conclusão para esta pergunta, na verdade ambos crescem de acordo com o interesse. Não tem como você ser bom em desenhos se você não gosta disso pois não vai gastar muito tempo praticando, e você não irá gostar de desenhar caso seja ruim, pois os seus resultados não serão satisfatórios para você mesmo e não causarão motivação. Toda habilidade pode ser melhorada através de cursos ou práticas caseiras. Com a internet existem diversas formas de praticar desenho totalmente grátis, aqui vamos mostrar algumas maneiras:

Pratique com frequência

Se você quer se tornar realmente bom em desenho, é importante praticar com muita frequência, mesmo nos dias que você se sentir sem inspiração. Tente provar diversos tipos de desenho e não apenas um, até você encontrar o que você se identifique mais.

No começo, é recomendado copiar desenhos ou ideias que já existam, com o desenho original ao lado da folha em branco, replique os mesmo traços do desenho original. Quando já adquirir a prática tente fazer o mesmo estilo você mesmo, mas dessa vez tire todas as idéias de sua cabeça apenas.

Aprenda com quem tem experiência

Se você tem um amigo que é bom em desenhar, marque um final de semana com ele para praticar juntos. Talvez ambos tenham técnicas que o outro ainda não conhece, e além de aprender, este é um ótimo programa para dias livres.

A internet também está cheia de conteúdo para te ensinar a desenhar, e muitos deles são grátis. Faça uma navegação no Youtube sobre diversos temas de desenhos, desde esboço até técnicas mais avançadas. Quem tem internet hoje em dia, só não aprende se não quiser.

Não tenha medo de julgamentos

No mundo das artes, não existe 100% certo ou errado. A arte é livre, e o gosto de uma pessoa nunca será capaz de agradar a todos. Foque no que agrada a você, isso é o que te tornará uma pessoa destacada é única, e afinal de contas, se você está satisfeito com o seu trabalho o que importa o que os outros pensam?